A Evolução dos LDs da Marcopolo

 

Que tal uma postagem diferente? Vamos iniciar uma nova maneira de postagem, uma que conta um pouco da história de cada modelo de cada geração. Começando por aquele que considero como o ícone dos anos de 1990, o LD.

Marcopolo Paradiso GV.

Produção: 1995 à 2000

Em 1995, acompanhando o forte crescimento do turismo e aos pedidos de empresas que trabalhavam em grandes distâncias, a Marcopolo lança ao mercado o Paradiso GV 1450 LD (Low Driver, algo próximo motorista baixo ou direção baixa, em alusão a cabine). O modelo tinha como principal característica, a cabine baixa, onde na qual havia-se a disponibilidade de uma visão ampla para os quatro primeiros passageiros nas duas primeiras fileiras de poltronas.

Sua característica estética principal, se dava pela linha da primeira janela ser semelhante à do irmão, Paradiso GV 1450. Outras, a linha divisória emborrachada na cor preta, para-choques em corte quadrado e apenas dois faróis de neblina.

[Imagem ainda a ser postada. Aguarde]

Em 1996 o Paradiso GV 1450 LD recebe uma nova atualização, passando agora a possuir janelas retas próxima à cabine. Outra mudança, passa a ser a opção de divisória emborrachada preta ou branca, tal como logo mais tarde, passa ter quatro faróis de neblina, para-choque em corte redondo e outras mudanças internas.

[Imagem ainda a ser postada. Aguarde]

Marcopolo Paradiso Geração 6. Mais alto.

Produção: 2001 à 2011

Em 2001, a Marcopolo lança o sucessor da Geração 5. Agora um pouco mais alto e com linhas mais modernas, a empresa passa a voltar o modelo para linhas de longas distâncias. Uma das característica mais chamativas do modelo, eram os retrovisores que transpassavam o pára brisa, denominado por alguns como ônibus com chifres. A sua primeira versão, em 2001, tinha a linha divisória curva próximo à porta. Outra diferença era sua nomenclatura, passando a se chamar 1550 LD, por ser mais alto que o antigo modelo e ter a linha de bagageiro mais alta também.

marcopolo-paradiso-g6-1550-ld-2004-volvo-b10r

Em 2006, o modelo recebe uma atualização. Agora passa a ter o linha divisória reta. Novo conjunto de faróis também é instalado.

Para muitos, o G6 marcou o encerramento da qualidade na Marcopolo.

marcopolo-paradiso-g6-1550-ld-2009-mbb-o500rsd

Marcopolo Paradiso Geração 7. Mais alto ainda.

Produção desde 2011.

Em 2011 a Marcopolo lança a atual geração de Low Drivers. A Geração 7.

Esse sem dúvidas foi o carro que mais gerou polêmica, não por defeitos ou algo parecido, e sim, por uma briga particular sobre “Quem teria o primeiro LD G7 no Brasil?”. As empresas em questão, foram Viação Garcia e Brasil Sul, sobrando acusações por parte da Família Boiko de haver um pagamento por parte de Andrea Luft, filha do empresário Mário Luft, para o PDI da Marcopolo segurar aquele que seria o primeiro LD G7 a ser entregue. Acabou que nem um, nem a outra, acabou recebendo o primeiro LD G7, esse título ficou para uma empresa de turismo.

Outra grande marca do LD G7, foi a grande especulação de como o mesmo seria, pegando todos de surpresa quando lançado.

O modelo trouxe diversas inovações tecnológicas para o mercado, principalmente no quesito comodidade, como sistema de ar mais distribuído, jogo de luz interna indireta (principalmente para viagens noturnas), bagageiro mais amplo que as demais gerações, cabine com painel mais ergonômico para o motorista e diversas outras novidades.

marcopolo-paradiso-g7-1600-ld-scania-k420-2011

Em 2014, a Marcopolo atualiza seus últimos veículos para o Face Lift, entre eles o 1600 LD.

A mudança mais chamativa foi a alteração do Farol de Neblina. Claro, houve mudanças internas também, como os problemas com inclinações de poltronas e poltronas mais macias e confortáveis.

[Imagem ainda a ser postada. Aguarde]

Em 2015 a Marcopolo lança uma nova atualização ao Paradiso G7 1600LD. Agora o modelo passa a contar com um sistema de escoamento da água no teto.

[Imagem ainda a ser postada. Aguarde]

Se você gostou dessa postagem, não esqueça de comentar. Se encontrou algum erro, seja no texto, falta de crédito, avise-nos. Até mais.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s